top of page
Graef
graeff.jpg

Células solares: desafios para a ciência e engenharia de materiais.

Carlos Frederico de Oliveira Graeff - UNESP

Foi pesquisador visitante no Max Plank Institut für Festkörperforschung, Stuttgart, Alemanha ; no Walter-Schottky Institut, TU-München, Alemanha , na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça , na Huazhong University of Science and Technology, HUST, China  e na Beijing Jiatong University, BJU, China. Atualmente é pesquisador principal do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP); membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, ACIESP; editor associado do periódico Solar Energy (Elsevier), membro titular do Subcommittee on Polymer Terminology, IUPAC, membro do Advisory Board da Emerald Open Research. Integrou a Coordenação de Área de Engenharia da FAPESP; foi coordenador e coordenador adjunto do mestrado profissional da área de avaliação 47, Materiais e membro do CTC-ES na CAPES/MEC; diretor científico da SBPMat e presidente do Clube Humboldt do Brasil. Possui experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em Ciência dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: ressonância magnética eletrônica, semicondutores, dispositivos opto-eletrônicos e biomateriais.

As contribuições da Química de Materiais para o desenvolvimento de Materiais, para as outras áreas e para a sociedade

Edvani Curti Muniz - UEM

Possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles. Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Química da UEM. Possui fator H = 39. Até fevereiro de 2019 publicou cerca de 240 artigos em periódicos especializados. Possui cerca de 5075 citações no ISI, o que equivale a média de 21,1 citações por artigo publicado. Contribuiu com cerca de 385 trabalhos em congressos. É revisor de cerca de 40 periódicos internacionais e nacionais. É membro de corpo editorial das revistas: Acta Scientiarum, Materials Research, Polimeros e do Iranian Polymer Journal. Tem experiência em relação estrutura-propriedades de materiais poliméricos. Proferiu cerca de 20 palestras no exterior.  Recebeu 9 prêmios e/ou homenagens. Temas de interesse: hidrogéis, blendas poliméricas, análise térmica, miscibilidade de polímeros, eletrofiação. É Diretor da ABPol. É bolsista de Produtividade no CNPq, nível IA, na área de Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais (MM). Foi membro titular do CA-MM do CNPq. É Coordenador Adjunto da área de Materiais na CAPES.

edvani.jpg
Âncora Edvani
Âncora Patrice
patrice.jpg

Interação Universidade-Empresa: Cases de Sucesso de um Programa Profissional

Patrice de Monteiro Aquim - FEEVALE

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Feevale, atuando principalmente nos seguintes temas: curtumes, minimização de efluentes, meio ambiente, energia e reúso de água. (Texto informado pelo autor). Atualmente é Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da área de Materiais na CAPES.

Âncora Patrocinio

Materiais e dispositivos para conversão de energia solar em combustíveis: desafios e perspectivas

Antônio Otávio de Toledo Patrocínio - UFU

Ganhador do Prêmio CAPES de Teses em 2010, realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo e na Leibniz Universität Hannover como bolsista da Fundação Alexander Von Humboldt. Recebeu o Prêmio Green Talents do Federal Ministry of Education and Research, Alemanha pela contribuição em pesquisas para o desenvolvimento sutentável. Atualmente é Professor  da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Fotoquímica Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Células solares, fotossíntese artificial, combustíveis solares, fotocatálise, filmes nanoestruturados de óxidos metálicos e fotocatalisadores baseados em compostos de coordenação. É coordenador do Grupo de Pesquisas em Materiais Inorgânicos do Triângulo - GMIT - núcleo emergente de pesquisa FAPEMIG e vice-coordenador do N3E - Núcleo de Excelência em Eletroquímica e Energia - Rede Mineira de Química

Antonio-Otavio-de-Toledo-Patrocinio.jpg
Âncora Lima
david-lima.jpg

Modelagem de moléculas e nanoestruturas utilizando DFT: 

BN-adamantane, cisteína, nanobelts de SiC e  penta-BN

David Lima Azevedo - UnB

Graduado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestrado em Física pelo IFGW-UNICAMP (1997) e doutorado em Física pelo IFGW-UNICAMP (2001). Fez estágios de pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC, 2004/05) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2010/11). Atualmente é professor da Universidade de Brasília- UnB e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF-UnB). Atua principalmente na área de Física, com ênfase em simulações em dinâmica molecular, cálculos ab-inito, processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura eletrônica de clusters, polímeros, nanotubos.

Âncora Caue

Transporte de Pólarons em Materiais Orgânicos

Luiz Antonio Ribeiro Junior - UnB

Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Física pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Física da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular e Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte de carga em semicondutores orgânicos e desenvolvimento de sistemas optoeletrônicos orgânicos para aplicações fotovoltaicas. É coordenador do Programa de Mestrado em Ciência de Materiais da UnB.

luiz.gif
servletrecuperafoto.gif

Física das Moléculas em Superfícies

André Avelino Pasa - UFSC

Âncora Pasa

Possui Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Tem experiência na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Nanoestruturados, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrodeposição, filmes finos, nanoestruturas, membranas biomiméticas, spintrônica, sensores e biossensores, e dispositivos atuadores

Âncora Dalpian

Ciência  Computacional de Materiais para o Design e Descoberta de Novos Materiais

Gustavo Martini Dalpian - UFABC

Gustavo Dalpian se formou em Física na Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu seu mestrado e doutorado em Fisica no Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo, onde estudou as propriedades de superfícies de materiais semicondutores. Por sua tese de doutorado recebeu menção honrosa no Prêmio SBF de Melhor Tese de Doutoramento de 2004. Fez pós-doutoramento no National Renewable Energy Laboratory e na University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, onde desenvolveu pesquisas sobre materiais para energia e nanomateriais. Ingressou na UFABC em 2006, integrando a primeira turma de professores contratados. Em 2019 obteve o título de Livre-Docente pelo Instituto de Física de São Carlos (USP). Coordenou a criação do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, onde também foi Vice-Reitor entre 2010 e 2014 e Pró-Reitor de Pós Graduação entre 2014 e 2016. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Foi professor visitante na Universidade do Colorado em Boulder (EUA). Publicou mais de 60 artigos em revistas científicas especializadas, sendo que seus artigos foram citados mais de 2000 vezes. É revisor científico de muitas dessas revistas.  Coordenou a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC para o período de 2013 a 2022.

gustavo-martini-dalpian.jpg

Mineração espacial: O desafio dos materiais necessários para o desenvolvimento deste seguimento

andré.gif

André Carlos Silva - UFCat

Possui graduação em Engenharia de Minas (2000), mestrado em Engenharia Mineral (2003) e doutorado em Engenharia de Materiais (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2015) e na Technische Universität Clausthal (2017-18). É bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2 desde 2017. Atualmente é professor Associado I da UAE de Engenharia da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Possui experiência em Engenharia de Minas e de Materiais, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando nas seguintes áreas: simulação computacional, automação industrial e equipamentos de tratamento de minérios. É editor associado da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) na área de Mineração e revisor das revistas: African Journal of Business Management, American Association for Science and Technology, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Espaço em Revista, Exacta, Holos, Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Jequitinhonha, REM Revista Escola de Minas e Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração.

bottom of page